terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Horta em Casa - Manjericão


Cada vez que tenho de dar 1€ no supermercado por um molhinho de cheiros, é como facadas na carteira, por isso, resolvi mais uma vez e desta vez á séria, criar a minha hortinha na varanda. Andei a fazer algumas pesquisas, sobre o tratamento e rega para que a horta prospere.... O post que agora ponho é o que recolhi até agora, conto ir sempre actualizando...

O Manjericão foi uma das primeiras aquisições, adoro usar nas massas e em algumas sopas.



Há 4 mil anos, o manjericão já era cultivado por indianos e egípcios. O aroma das folhas lembra o limão e o anis. Natural da Ásia tropical, África e Ilhas do Pacífico, é uma planta herbácea bianual ou perene (quando em condições favoráveis). Produz flores pequenas, esbranquiçadas ou levemente púrpuras.

O nome “basílico” deriva da antiga palavra grega basilikohn, que significa “real”, reflectindo o modo como as culturas antigas agiam para com uma erva que consideravam muito nobre e sagrada. A tradição de reverência do manjericão manteve-se noutras culturas. Na Índia, foi estimado como um ícone de hospitalidade, enquanto que na Itália era um símbolo do amor.

O manjericão pode ser cultivado dentro de casa, no peitoril de uma janela que receba sol directo, ou no jardim. É importante que seja colocado num local ensolarado, onde este possa receber, no mínimo, 6-8 horas de luz por dia, mas mante-lo em ambientes fechados de inverno

Esta planta requer uma grande quantidade de água então se vive e num clima muito quente deve regar sempre que o solo está seco. No inverno, requer menos líquido.



 Medicina Popular: erva digestiva, também é usada contra mau-hálito, inflamações na boca e garganta. A infusão é estimulante contra o cansaço e alivia problemas gastro-intestinais.